A Câmara Municipal de Conceição-PB viveu um momento de memória, reconhecimento e emoção durante a Sessão Solene “Memória Viva do Legislativo Conceiçoense”, realizada para homenagear ex-vereadores em vida que contribuíram com a história política e administrativa do município. A iniciativa, conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Fidélis de Doca, teve como objetivo valorizar homens e mulheres que passaram pelo Legislativo e deixaram sua marca na vida pública de Conceição. A solenidade foi marcada para o dia 16 de junho de 2026, às 17h, no Plenário da Câmara Municipal de Conceição-PB.

Entre os homenageados esteve o deputado estadual Nilson Lacerda, que fez um discurso de forte carga simbólica ao retornar à Casa onde iniciou sua trajetória política. Em sua fala, Nilson destacou a alegria de voltar ao Legislativo Municipal após quase três décadas e relembrou que foi na Câmara de Conceição que deu os primeiros passos na vida pública.

Iniciei a minha vida pública em 93, como vereador de Conceição, sendo o vereador mais votado”, afirmou Nilson. Ele também recordou que foi reeleito em 1996 e novamente em 2000, somando três mandatos e 12 anos de atuação parlamentar no município. A trajetória de Nilson no Legislativo conceiçoense também é registrada em publicações sobre sua vida pública, que apontam sua eleição como vereador no início da década de 1990 e sua posterior chegada à Assembleia Legislativa da Paraíba.

Ao discursar, o deputado fez questão de colocar os vereadores como protagonistas da noite. Segundo ele, a homenagem não era voltada a prefeitos ou deputados, mas aos homens e mulheres que exerceram a missão de representar diretamente o povo na Câmara Municipal.

Foi nesta casa que aprendi a valorizar o vereador, porque a Câmara de Vereadores é a porta de entrada da democracia”, declarou Nilson Lacerda, em um dos trechos mais fortes do pronunciamento.

O deputado também ressaltou que o vereador é a autoridade pública mais próxima da população, por ser quem recebe diariamente as demandas das comunidades, dos bairros, dos sítios e das famílias que procuram o poder público em busca de soluções.

É aqui que chega a demanda da população. O vereador representa o povo. É ele que é procurado diariamente pela população. E vocês, vereadores, merecem o respeito de todos nós”, disse.

Durante o discurso, Nilson Lacerda relembrou que, depois dos três mandatos como vereador, seguiu sua caminhada política e chegou à Prefeitura de Conceição, onde exerceu dois mandatos. No entanto, fez questão de frisar que a noite era dedicada ao Legislativo.

Não vou falar da minha gestão, porque o dia não é de valorizar prefeitos. O dia é de valorizar vereadores. O dia é de vocês, e não de prefeitos, nem de deputados”, afirmou.

A fala foi marcada por reconhecimento à Câmara Municipal como base de sua formação política. Nilson destacou que os 12 anos vividos no Legislativo de Conceição foram fundamentais para prepará-lo para novos desafios, inclusive para a chegada à Assembleia Legislativa da Paraíba.

Foi daqui da Câmara de Vereadores que eu cheguei à Assembleia Legislativa. Foi aqui, foi de Conceição, da Câmara de Vereadores, que eu cheguei à Assembleia. E cheguei preparado para representar o nosso povo”, declarou.

Nilson Lacerda assumiu cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba em 2026, ocupando a vaga deixada por Taciano Diniz, conforme registro publicado pelo ClickPB. Em seu discurso na solenidade em Conceição, ele relacionou essa nova fase à experiência acumulada no Legislativo Municipal, afirmando que foi na Câmara que aprendeu sobre prerrogativas, fiscalização, independência e responsabilidade pública.

Outro ponto destacado pelo deputado foi a importância da convivência política com respeito. Nilson relembrou debates intensos travados no plenário, inclusive com o vereador Luiz Paulino, mas ressaltou que as divergências nunca romperam relações pessoais.

Travei muitos debates calorosos, inclusive com o nobre colega Luiz Paulino. Mas nunca o debate, a política nos separou. Todo debate nascia e morria aqui no plenário. Da porta para lá, a amizade continuava”, disse.

Em tom de humildade, Nilson também falou sobre a transitoriedade dos cargos públicos. Para ele, nenhum mandato deve subir à cabeça de quem ocupa posição de poder, pois a autoridade política é passageira.

O poder eterno é o poder de Deus. O poder dos homens é passageiro. Tudo passa. Já fui vereador, não sou mais. Já fui prefeito, não sou mais”, afirmou.

A fala foi recebida como uma demonstração de gratidão à Câmara e ao povo de Conceição. Nilson também defendeu a independência do Poder Legislativo e disse que um bom gestor precisa saber ouvir os vereadores, por serem eles a voz mais próxima da população.

Feliz é o gestor que escuta a Câmara, porque a Câmara é a voz do povo. Feliz é o gestor que escuta e corrige os seus defeitos”, declarou.

Ao encerrar o pronunciamento, Nilson Lacerda deixou uma mensagem de agradecimento à cidade onde nasceu politicamente e construiu sua trajetória pública. Em um dos trechos mais emocionantes, afirmou que carrega Conceição como base de tudo que alcançou.

A minha fala é de gratidão à Conceição. Tudo que sou, agradeço à minha terra, ao nosso povo. Não posso esquecer nunca. Deus foi muito generoso comigo. Só tenho a agradecer. Pra frente, Conceição”, concluiu.

A Sessão Solene “Memória Viva do Legislativo Conceiçoense” reforçou a importância de homenagear em vida aqueles que ajudaram a construir a história política do município. Para Nilson Lacerda, o momento teve significado ainda mais especial: foi o retorno à Casa onde pronunciou seu primeiro discurso, aprendeu o valor da representação popular e iniciou uma caminhada que o levou da Câmara de Conceição à Assembleia Legislativa da Paraíba.

Fonte: Pode Conversar com informações do Vale do Piancó Noticias e discurso do Homenageado