Patos inicia Agosto Lilás com ações da Secretaria da Mulher e homenagens na Câmara Municipal
A Prefeitura Municipal de Patos, por meio da Secretaria da Mulher, deu início às ações do Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. O mês de agosto tem sido marcado por uma série de iniciativas que reforçam a importância da união dos três poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário — no enfrentamento à violência de gênero.

Fotos: SECOM – Patos-PB
O material para esta matéria foi fornecido pela Secretaria da Mulher, por meio de Jéssica Alexandre, que também fez uso da tribuna durante a sessão na Câmara Municipal.

Jessica Alexandre (Secretaria) – Fonte: SECOM – Patos-PB
Em sessão realizada na Câmara Municipal, foram feitas homenagens a profissionais que atuam no combate à violência contra a mulher. Estiveram presentes autoridades e representantes da rede de proteção, como a capitã Gabriela, comandante da Patrulha Maria da Penha, agentes da Polícia Civil, servidores da Justiça Federal e outros representantes de instituições ligadas à causa.
Durante a sessão, a vereadora Tide Paulino apresentou requerimento de Votos de Aplauso à Patrulha Maria da Penha, ao Centro de Referência de Atendimento à Mulher, à Polícia Civil e a todos os órgãos que compõem a rede de proteção. A iniciativa foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares.

Vereadora Tide Eduardo e Jessica Alexandre | Fonte: SECOM – Patos-PB
De forma especial, a delegada Dra. Sílvia Alencar, titular da Delegacia da Mulher, e a servidora Jessica Alexandre na rede de proteção receberam votos de aplauso em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade. A propositura foi apresentada pela vereadora Lucia de Chica Mota e ratificada por diversos vereadores.

Vereadora Lucia de Chica Mota e Jessica Alexandre | Fonte: SECOM – Patos-PB
A programação do Agosto Lilás seguirá na próxima semana, com diversas atividades previstas, incluindo palestras, rodas de conversa, entrevistas e uma audiência pública na Câmara Municipal de Patos, conforme a seguinte agenda:
11/08 (segunda-feira):
15h – CRAS Severino Celestino: Violência doméstica
16h – Implantação da padaria artesanal na sede do banco de alimentos, Rua Antônio Félix
19h – Entrevista na TV Sol com Jéssica sobre Agosto Lilás
12/08 (terça-feira):
07h30 – Escola Ágape: Relacionamento abusivo
09h – Sede da Secretaria de Assistência Social (São José do Bonfim): Palestra sobre a campanha Agosto Lilás – combate à violência contra a mulher
13h30 – Escola Sady Ágape, 9º ano: Relacionamento abusivo
19h – Iluminação do Fórum Miguel Sátyro
13/08 (quarta-feira):
19h – Audiência Pública na Câmara Municipal de Patos sobre Agosto Lilás
19h – Casa da Juremeira Camila Pereira (Rua Acílio Barreto, 104, Maternidade): Roda de Conversa – violência doméstica
14/08 (quinta-feira):
19h – Estádio Municipal: Campanha de conscientização
Esse cronograma reforça o compromisso do município de Patos com o enfrentamento à violência contra a mulher durante todo o Agosto Lilás.
Fonte: Pode Conversar, com informações da Secretaria da Mulher – Jéssica Alexandre.