A Prefeitura Municipal de Patos, por meio da Secretaria da Mulher, deu início às ações do Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. O mês de agosto tem sido marcado por uma série de iniciativas que reforçam a importância da união dos três poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário — no enfrentamento à violência de gênero.

Fotos: SECOM – Patos-PB

O material para esta matéria foi fornecido pela Secretaria da Mulher, por meio de Jéssica Alexandre, que também fez uso da tribuna durante a sessão na Câmara Municipal.

Jessica Alexandre (Secretaria) – Fonte: SECOM – Patos-PB

Em sessão realizada na Câmara Municipal, foram feitas homenagens a profissionais que atuam no combate à violência contra a mulher. Estiveram presentes autoridades e representantes da rede de proteção, como a capitã Gabriela, comandante da Patrulha Maria da Penha, agentes da Polícia Civil, servidores da Justiça Federal e outros representantes de instituições ligadas à causa.

Durante a sessão, a vereadora Tide Paulino apresentou requerimento de Votos de Aplauso à Patrulha Maria da Penha, ao Centro de Referência de Atendimento à Mulher, à Polícia Civil e a todos os órgãos que compõem a rede de proteção. A iniciativa foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares.

Vereadora Tide Eduardo e Jessica Alexandre | Fonte: SECOM – Patos-PB

De forma especial, a delegada Dra. Sílvia Alencar, titular da Delegacia da Mulher, e a servidora Jessica Alexandre na rede de proteção receberam votos de aplauso em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade. A propositura foi apresentada pela vereadora Lucia de Chica Mota e ratificada por diversos vereadores.

Vereadora Lucia de Chica Mota e Jessica Alexandre | Fonte: SECOM – Patos-PB

A programação do Agosto Lilás seguirá na próxima semana, com diversas atividades previstas, incluindo palestras, rodas de conversa, entrevistas e uma audiência pública na Câmara Municipal de Patos, conforme a seguinte agenda:

11/08 (segunda-feira):

15h – CRAS Severino Celestino: Violência doméstica

16h – Implantação da padaria artesanal na sede do banco de alimentos, Rua Antônio Félix

19h – Entrevista na TV Sol com Jéssica sobre Agosto Lilás

12/08 (terça-feira):

07h30 – Escola Ágape: Relacionamento abusivo

09h – Sede da Secretaria de Assistência Social (São José do Bonfim): Palestra sobre a campanha Agosto Lilás – combate à violência contra a mulher

13h30 – Escola Sady Ágape, 9º ano: Relacionamento abusivo

19h – Iluminação do Fórum Miguel Sátyro

13/08 (quarta-feira):

19h – Audiência Pública na Câmara Municipal de Patos sobre Agosto Lilás

19h – Casa da Juremeira Camila Pereira (Rua Acílio Barreto, 104, Maternidade): Roda de Conversa – violência doméstica

14/08 (quinta-feira):

19h – Estádio Municipal: Campanha de conscientização

Esse cronograma reforça o compromisso do município de Patos com o enfrentamento à violência contra a mulher durante todo o Agosto Lilás.

Fonte: Pode Conversar, com informações da Secretaria da Mulher – Jéssica Alexandre.